Instituto Aço Brasil lamenta falecimento de Antônio Delfim Netto

12/08/2024 | Assessoria de Imprensa Aço Brasil

O Instituto Aço Brasil manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do ex-ministro, economista, professor e amigo Antônio Delfim Netto.

Delfim Netto teve participação relevante  na história do Brasil nas últimas seis décadas. Sua contribuição se fez e continua presente no campo econômico, político e social, e vai além da força de seu pensamento, expressa em suas obras e manifestações de opinião.

Liderança econômica em um período desafiador do país, Delfim, como ministro da Fazenda, foi a voz final na decisão de grandes investimentos em infraestrutura e na expansão e consolidação da indústria de base na década de 1970, quando foi lançado o Plano Siderúrgico Nacional, que previa quadruplicar a produção de aço. Já nos primeiros anos do processo de redemocratização do país, seguiu contribuindo por meio da via parlamentar, nos 20 anos em que atuou como deputado federal. Após essa fase, não se furtou a atender às convocações da sociedade para que colaborasse por meio da expressão de suas ideias e do aconselhamento a políticos de variadas matizes.

Delfim sempre reconheceu a importância estratégica da indústria do aço. Em artigo publicado em 2021, na Folha de S.Paulo, disse que “um setor siderúrgico integrado à economia é indispensável para a manutenção da autonomia energética, militar e alimentar de um país, principalmente um de dimensão continental”. Em anos recentes, o economista foi um grande parceiro do Instituto Aço Brasil, tendo atuado como consultor e participado de Congressos e seminários junto às lideranças do setor.
VOLTAR

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS