Situação atual do setor

O Aço Brasil está divulgando hoje, em seu site, os dados referentes ao mês de dezembro, assim como o acumulado do ano de 2020.

“A produção de aço, que atingiu 31 milhões de toneladas em 2020, sofreu uma queda de 4,9% em relação ao que foi produzido em 2019, fundamentalmente devido à parada de equipamentos ocorrida no momento mais agudo da grave crise de demanda enfrentada pela indústria em abril do ano passado”, disse Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.

As vendas internas, em 2020, de 19,2 milhões de toneladas, apresentaram crescimento de 2,4% no ano na comparação com o ano anterior, confirmando a intensa recuperação do mercado interno a partir do 2º semestre.

As exportações, de 10,7 milhões de toneladas, ficaram 16,1% abaixo do total de exportações realizadas em 2019. No tocante ao consumo aparente de produtos siderúrgicos, em 2020, este atingiu 21,2 milhões de toneladas, representando um crescimento de 1,2% em relação ao ano de 2019.

O Aço Brasil está divulgando hoje também o Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) referente ao mês de janeiro/21.
“Nesse mês, o ICIA ficou estável na comparação com o mês anterior, em 78,9 pontos. A estabilidade frente ao mês de dezembro, após duas quedas consecutivas, ainda mantém o ICIA em patamares historicamente elevados, destacou Marco Polo.

Dezembro 2020 - PRODUÇÃO SIDERÚRGICA BRASILEIRA
Dezembro 2020 - PRODUÇÃO SIDERÚRGICA BRASILEIRA

BAIXE A VERSÃO COMPLETA DAS ESTATÍSTICAS DO MÊS



CLIQUE PARA FAZER O DOWNLOAD DA SÉRIE MENSAL DOS DADOS

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS