Situação atual do setor – Mensagem do presidente executivo

O Aço Brasil está divulgando hoje, em seu site, os dados referentes ao mês de setembro de 2020.

Nesse mês, a produção de aço caiu 4,7% na comparação com o mês de agosto, devido fundamentalmente à retração da produção de semiacabados. As vendas internas apresentaram crescimento expressivo de 7,1%, em setembro na comparação com o mês anterior, confirmando a rápida e intensa recuperação do mercado interno.

A indústria brasileira do aço, que no período mais agudo da grave crise de demanda em abril passado, quando operou com apenas 42% da sua capacidade instalada e teve que abafar e desligar altos fornos, aciarias e laminações, face à recuperação em “V” do mercado interno, religou seus equipamentos e passou a produzir e a vender para o mercado interno em níveis superiores ao início do ano, em janeiro e fevereiro.

“As vendas internas de laminados no mês de setembro ficaram 15,5% acima da média das vendas ocorridas em 2018 e 2019. Não procede, portanto, as especulações de que estaria havendo desabastecimento do mercado interno, devido ao retardamento no religamento dos altos fornos do setor e ao incremento das exportações. Estas, em setembro, ficaram 14,2% abaixo da média das exportações realizadas em 2019. No tocante ao consumo aparente de produtos siderúrgicos, em setembro, este subiu 8% em relação a agosto, devido preponderantemente ao crescimento das vendas internas”, disse Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.

O Aço Brasil está divulgando hoje também o Índice de Confiança da Indústria do Aço referente ao mês de outubro.

“Nesse mês, o ICIA alcançou 85,2 pontos após crescer 13,0 pontos na comparação com o apurado em setembro. A rápida recuperação da atividade da indústria do aço elevou a confiança dos empresários do setor para patamares recordes em todos os indicadores de situação atual e de perspectivas”, destacou Marco Polo.

Setembro 2020 - PRODUÇÃO SIDERÚRGICA BRASILEIRA
Setembro 2020 - PRODUÇÃO SIDERÚRGICA BRASILEIRA

BAIXE A VERSÃO COMPLETA DAS ESTATÍSTICAS DO MÊS



CLIQUE PARA FAZER O DOWNLOAD DA SÉRIE MENSAL DOS DADOS

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS