Perspectivas para a siderurgia em 2006

29/08/2006 | Assessoria de imprensa Instituto Aço Brasil

O Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) prevê que as empresas siderúrgicas terminem 2006 com produção de 31,0 milhões de toneladas de aço bruto, queda de 1,8% na comparação com 2005. A queda na produção deve-se principalmente às perdas ocorridas no primeiro semestre, quando houve paralisação de alto forno da CSN, que já retomou sua operação no final de junho. Já em relação ao consumo aparente, a estimativa é de crescimento de 12,4%, atingindo desse modo 18,9 milhões de toneladas de produtos. As vendas internas deverão apresentar aumento de 11,3%, alcançando 17,9 milhões de toneladas.
- O crescimento do consumo aparente e das vendas internas deve-se principalmente ao desempenho do setor automotivo e, mais recentemente, da construção civil. Com esses resultados, o mercado doméstico de aço deve voltar a níveis similares aos de 2004 -, disse o presidente do IBS, Luiz André Rico Vicente, em coletiva para a imprensa, hoje (29/08), no Rio de Janeiro.

Sobre as exportações, a previsão do IBS é que atinjam 12,3 milhões de toneladas, 1,6% abaixo de 2005. A receita está estimada em US$ 6 bilhões, queda de 7,7%. “As exportações serão um pouco menores devido às perdas de produção no primeiro semestre e melhoria do mercado interno, cujo atendimento é prioritário para as empresas”, afirmou Rico Vicente.

Quanto às importações, estima-se que atinjam 2,09 milhões de toneladas (+176,5) e US$ 1,5 bilhão (+66,7%). Esse crescimento deve-se não só à importação atípica de semi-acabados para compensar as perdas de produção interna, como também aos efeitos da taxa de câmbio favorável.
BACK

Managed Entities

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL SUSTAINABLE SOLUTIONS)
BRAZILIAN CENTER OF STEEL CONSTRUCTION (CBCA)
CB-28 – TECHNICAL STANDARDS