Siderúrgicas investem no varejo para elevar vendas no mercado interno

11/12/2019 | Valor Econômico

Gerdau e ArcelorMittal veem no mercado “formiguinha” oportunidade de melhora nos negócios no país








Um dos segmentos que cresce no consumo de aço e tem despertado o interesse das siderúrgicas brasileiras é o de vendas no varejo. ArcelorMittal e Gerdau já estruturaram áreas dedicadas a esse mercado. Hoje, existem no país 148 mil lojas de material de construção que respondem por cerca de 30% das vendas de aços longos na distribuição.






De olho nesse mercado, a Gerdau criou o programa “Juntos Somos mais”, uma plataforma de consultoria e vendas diretas para o lojista. O programa, segundo o presidente da siderúrgica, Gustavo Werneck, foi estruturado para aumentar a cobertura de lojas atendidas pela companhia e a venda direta de produtos siderúrgicos.





A expectativa, de acordo com o executivo, é chegar ao atendimento de 50 mil estabelecimentos em 2023. Atualmente, a Gerdau tem uma carteira de 11 mil lojas de material de construção. “O nosso plano é atender 20 mil estabelecimentos em 2020 e chegar a 50 mil em 2023. Antes dessa estratégia, estávamos presentes nos grandes distribuidores, que são cerca de três mil. Agora, vamos direto ao pequeno.”





O programa Juntos somos Nós, de acordo com Werneck, além de ter um canal direto com o pequeno e médio lojista, tem ferramentas de gestão e de fidelização disponíveis a esses clientes. “Em 2017, as vendas para a distribuição representavam 10% de nosso faturamento. Com o programa, esse segmento deve fechar com uma participação de 17% neste ano e em 2023 a estimativa é de que alcance 30%. É um ritmo de crescimento chinês”, ressaltou Werneck. No terceiro trimestre deste ano, a receita líquida da companhia foi de R$ 9,9 bilhões.





Outra siderúrgica que está apostando no pequeno varejo e nas vendas “formiguinhas” é a ArcelorMittal. A empresa está aumentando a sua cobertura em lojas próprias e melhorando a estratégia no e-commerce. Jefferson de Paula, CEO para aços longos da ArcelorMittal na América Latina, disse que a companhia atualmente tem uma rede com 32 lojas, sendo nove próprias. Até 2021, serão 100 revendas em todo o país. “Hoje, 60% do volume vendido pela ArcelorMittal vai para a distribuição, sendo que 4% é a participação do varejo. Com essas iniciativas, devemos aumentar muito o volume comercializado nesse canal”, acrescentou De Paula.





O executivo ressaltou que a siderúrgica viu o potencial desse mercado e lançou a primeira loja virtual de venda de aço diretamente ao consumidor final. “Foi uma das primeiras iniciativas nesse segmento. Entregamos em todo o território nacional e sem exigência de volume mínimo por pedido”, disse.






Outra frente da ArcelorMittal, segundo o executivo, é a aproximação com os vendedores das lojas de material de construção. De Paula explicou que a companhia irá instalar totens, equipados com tablets, que dão acesso à loja virtual da siderúrgica. Cerca de 80 totens serão instalados em estabelecimentos nos Estados da região Sul e em São Paulo até o final de dezembro. “A iniciativa possibilita que revendedores parceiros se tornem representantes da ArcelorMittal sem a necessidade de investimento ou disponibilização de espaço para estoques”, disse o executivo.








VOLTAR

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS