Indústria brasileira do aço espera retomada em 2020

05/12/2019 | Assessoria de imprensa Instituto Aço Brasil

O desempenho da economia em 2019 frustrou as expectativas, fazendo com que a esperada retomada do crescimento não ocorresse na velocidade e intensidade desejadas. Mercado interno deprimido no 1º semestre, mercado externo em turbulência associado aos problemas enfrentados no abastecimento de minério de ferro, devido à tragédia de Brumadinho, levaram a indústria brasileira do aço a apresentar resultados abaixo das previsões.

As estimativas do Instituto para este ano são de queda nas vendas internas de 2,3% em relação a 2018, somando 18,5 milhões de toneladas, e de 2,4% no consumo aparente, que deve atingir 20,7 milhões de toneladas. No tocante à produção, a indústria brasileira do aço deve ter queda de 8,2%, somando 32,5 milhões de toneladas este ano. As importações devem aumentar 2,1% em relação a 2018, totalizando 2,5 Mt e as exportações devem cair 6,7%, devendo atingir 13,0 Mt.

Em 2020, no entanto, a expectativa é de retomada. O Índice de Confiança da Indústria do Aço (*ICIA) de novembro atingiu 62,2 pontos, o maior patamar desde abril, quando o indicador começou a ser apurado. O indicador de expectativas para os próximos seis meses ficou em 68,8 pontos, o que aponta forte otimismo dos empresários do setor sobre o futuro. A produção de aço em 2020 deve crescer 5,3%, chegando a 34,2 milhões de toneladas, enquanto as vendas internas devem ter aumento de 5,1%, somando 19,4 Mt. Já o consumo interno tem estimativa de crescimento de 5,2%, com volume de 21,8 Mt.

Esse otimismo baseia-se no fato de que a politica econômica do Governo vem assegurando as condições necessárias para que se tenha uma retomada do crescimento de forma sustentada. A aposta na construção civil, até então estagnada; a expectativa da retomada das obras de infraestrutura, e uma maior participação da indústria nacional no setor de óleo e gás e energia renovável, consolidam essa percepção.

Ressalte-se, entretanto, apesar desse cenário, a necessidade absoluta da indústria brasileira do aço em incrementar suas exportações para melhorar o grau de utilização de sua capacidade instalada hoje em níveis extremamente baixos (64%). Para tanto é necessário que seja corrigido o chamado custo Brasil, agora oficialmente mensurado pelo Governo, como também removidas as barreiras impostas às nossas exportações como aquela recentemente adotada pelo Governo americano (Seção 232).

*Clique aqui para acessar o novo índice desenvolvido pelo Aço Brasil, o ICIA (Índice de Confiança da Indústria do Aço), que é um indicador antecedente calculado para identificar alterações de curto prazo na atividade da indústria brasileira do aço com base na opinião dos CEOs das empresas associadas ao Instituto Aço Brasil.

Mais informações para imprensa:

Instituto Aço Brasil
Carolina Wayand (carolina.wayand@acobrasil.org.br)
(21) 3445-6378 / (21) 3445-6300
VOLTAR

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS