Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2021 desafia estudantes a pensar sobre o lixo
15/06/2021 |
Assessoria de Imprensa ArcelorMittal Brasil
Em sua 29ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2021 - realizado pela Fundação ArcelorMittal - conta com novidades em sua concepção e formato. As inscrições para a nova edição tiveram início em maio e vão até o dia 30 de junho. Todo o processo (inscrição, formação de professores e entrega dos projetos) será 100% on-line. O tema é "O desafio do lixo: Como Podemos ser mais sustentáveis?" e os alunos vão se debruçar no desenvolvimento de projetos com foco em soluções de impactos do lixo, estatísticas, saneamento básico e a sua ligação com a pobreza e a fome.
A perspectiva da Fundação ArcelorMittal, em relação ao projeto, não se alterou. O objetivo é contribuir na formação de um time de cientistas-mirins que compreendam a importância das pautas ambientais, para que, a partir do pensamento científico, possam propor soluções para os problemas de suas comunidades. O projeto ainda leva em consideração a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, possibilitando aos estudantes a compreensão dos problemas mais urgentes de nossa sociedade.
Os professores e gestores escolares já receberam a formação on-line. Os materiais didáticos serão totalmente focados nos estudantes e seus interesses sobre o tema. As entregas dos materiais para os educadores vão ser realizadas em etapas, conforme produção com os alunos. "A participação efetiva e segura de crianças e adolescentes foi a premissa principal neste ano", explica Herik Marques, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal.
A validação da aprendizagem em etapas também deverá ajudar os estudantes a formatar seus projetos de forma mais clara e efetiva com o tema proposto. Assim o acompanhamento e participação poderão ser validados por etapas e de acordo com a faixa etária e escolaridade de cada grupo de participantes.
Também foram elaborados materiais para os componentes curriculares de cada ano, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ODS 2030. Todo o conteúdo estará disponível no site do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente. Para municípios onde não há aulas virtuais, as atividades poderão ser impressas e postadas pelo professor tutor.
Reflexão para a vida - Para além da temática, a premiação quer que os estudantes desenvolvam reflexões e atuação em relação ao desperdício. Grande parte do lixo descartado em todo o mundo é comida, que poderia sanar a fome de muitas pessoas. "Queremos estimular os estudantes a pensarem como disseminar o cuidado e a conscientização sobre a geração de lixo em suas comunidades. Como ter um consumo mais consciente? Como gerar menos resíduos?", aponta Marques.
O estudo "Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização", produzido pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em 2019, mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. São 11.355.220 toneladas e apenas 1,28% de reciclagem. Somente atrás dos Estados Unidos (1º lugar), China (2º) e Índia (3º).No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem tratamento e, em muitos casos, em lixões a céu aberto. Aproximadamente 7,7 milhões de toneladas de lixo são destinados a aterros sanitários.
História do Prêmio - O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e de Meio Ambiente. O projeto promove a capacitação de professores, faz a distribuição de kits educativos e reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos pelas escolas e filhos de empregados. Já são mais de 4,7 milhões pessoas de 35 municípios beneficiadas pela iniciativa. Mais informações pelo site https://www.fundacaoarcelormittal.org.br/premio2021
VOLTAR