Fundação ArcelorMittal cria programa para incentivar a formação de meninas na área STEAM

09/03/2021 | Assessoria de Imprensa ArcelorMittal

STEAM Girls visa despertar o interesse e atrair meninas para a área de exatas
A nova edição do programa STEAM Girls terá início no dia 23 de março. A Fundação ArcelorMittal lançou a iniciativa, voltada para a formação de meninas para as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A primeira ação, no ano passado, foi direcionada às filhas dos empregados da empresa. Em 2021 a programação está mais diversificada e será ampliada para a comunidade, com foco em alunas das escolas da rede pública de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo para as ações presenciais, com potencial de atender a todo o território nacional por meio das iniciativas virtuais.

A presença feminina no STEAM (na sigla em inglês) é ainda infinitamente menor do que a masculina. O conteúdo compreenderá ações virtuais, produção audiovisual (websérie em oito capítulos), publicação de livro, formação de multiplicadores e uma experiência itinerante presencial, imersiva e inovadora. A ideia é despertar o interesse das meninas pela escolha de carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática. A arte, que passou a fazer parte da sigla nos últimos anos, diz respeito ao design e a criatividade, tão importantes no desafio das indústrias de tecnologias visuais e entretenimento, que vem tendo um importante impacto econômico nos últimos tempos.

A experiência itinerante vai englobar quatro apresentações teatrais diárias; 12 oficinas; uma palestra semanal (realizada por uma menina inspiradora) e visitas às unidades da empresa para contato com empregadas que atuam na área STEM. O público-alvo são meninas - a partir dos 6 anos - e estudantes de escolas públicas em cinco cidades.

"Cada vez mais se reconhece que o acesso igualitário de homens e mulheres às mesmas oportunidades tem grande impacto no desenvolvimento da sociedade.
A proposta do programa STEAM Girls é aumentar a participação feminina também nesse campo, em que as mulheres ainda são uma ampla minoria", diz Paula Harraca, presidente da Fundação ArcelorMittal.

Conteúdo - A websérie vai abordar histórias fascinantes de mulheres nas áreas exatas. Os vídeos serão publicados a partir de maio de 2021, na página do Youtube da Fundação ArcelorMittal.

Outra ferramenta é o livro "Mude o mundo como uma menina", dirigido a meninas a partir dos 6 anos. É um convite para que essas crianças possam descobrir a importância de acreditarem em si mesmas e construírem um futuro melhor. O material, que tem previsão de lançamento em maio e será distribuída 2 mil cópias físicas. A publicação terá ainda versão online PDF animado e audiolivro para download.

Equidade de gênero - No total, apenas 35% dos alunos matriculados nas universidades são mulheres. O percentual é ainda menor nas áreas de engenharia e em tecnologia, não chegando a 28%. Aos 6 anos as crianças já começam a escolher as profissões de acordo com o gênero e, aos 13, muitas áreas já são descartadas com base em estereótipos, segundo Corinne Giely-Eloi, da ONG Inspiring Girls no Brasil.

O programa STEAM Girls aponta possibilidades de caminhos profissionais que privilegiam a equidade de gênero e insere a ArcelorMittal como marca empregadora que valoriza e acolhe a diversidade.

Trilhando esse caminho, a ArcelorMittal lançou, em 2019, o programa de Diversidade & Inclusão. Ele foca em quatro dimensões da diversidade: Pessoa com Deficiência, Equidade de Gênero, Diversidade Racial e LGTI+. O intuito da empresa é construir uma cultura cada vez mais diversa e inclusiva. O programa conta com a consultoria da empresa Mais Diversidade para a construção do modelo Mais de 1,3 mil empregados atuam como voluntários e aliados.
Os grupos de afinidade são formados por padrinhos e madrinhas que levam as demandas e ideias para serem avaliadas e deliberadas pelo Comitê de Diversidade & Inclusão, cujos membros foram indicados pelos CEOs. Com o Programa de Diversidade & Inclusão, a ArcelorMittal Brasil traz o respeito e a tolerância não somente como conceitos, mas como valores em uma prática diária. O objetivo é criar um ambiente mais plural, justo, diverso e inclusivo.
VOLTAR

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS