Gerdau – Projeto Germinar
05/06/2020 |
Assessoria de Imprensa Gerdau
Para moldar um futuro sustentável para as próximas gerações, a Gerdau promove há 30 anos o Programa Germinar, que oferece educação ambiental para a população de diversas cidades do estado de Minas Gerais onde a empresa está presente.
As atividades da iniciativa são voltadas a crianças e adolescentes dos municípios de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto (distritos de Mota e Miguel Burnier), Moeda e Itabirito. Grande parte das ações é realizada no Biocentro Germinar – centro de referência em educação ambiental situado em Ouro Branco. Nas visitas organizadas ao local, os alunos participam de palestras, workshops e oficinas sobre temas como biodiversidade, biomas, gestão das águas, cavernas, minerais e coprodutos.
Outro destaque do projeto fica por conta da Casa Sustentável, local de 48m² construído através de coprodutos da mineração em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da UFMG. A construção apresenta ao público novos conceitos de sustentabilidade aplicados à atividade minerária e ao conceito de economia circular na habitação, sendo assim, mais uma ferramenta de educação do projeto.
Fora do Biocentro, o Programa Gerdau Germinar oferece capacitações, rodas de conversa e outras iniciativas de conscientização ambiental junto a 150 entidades parceiras. Em 2019, o projeto bateu a marca de 460 mil beneficiados, entre estudantes, educadores e membros de instituições de ensino, ONGs, empresas e a comunidade em geral.
Mais do que um projeto para pautar a sustentabilidade, o programa efetiva a troca de saberes e vivências com as pessoas, estreitando o relacionamento da Gerdau com a comunidade mineira e gerando impactos positivos no presente e no nosso futuro.
VOLTAR