As publicações produzidas pelo Instituto Aço Brasil são atualizadas periodicamente e listadas nesta seção. Confira abaixo os destaques do mês.

 Cartilha Boas Práticas na Produção de Carvão Vegetal

 O Instituto Aço Brasil lançou, durante o 27º Congresso Brasileiro do Aço, em São Paulo, a cartilha “Boas Práticas na Produção de Carvão Vegetal”. A cartilha foi desenvolvida com a finalidade de orientar, principalmente, os pequenos produtores de carvão vegetal sobre quais medidas devem ser tomadas para evitar impactos ao meio ambiente, bem como para proteger os trabalhadores de acidentes e de problemas de saúde provocados pela atividade. A cartilha contém instruções sobre temas como replantio de florestas e origem da madeira, uso de equipamentos de segurança e direitos dos trabalhadores.

A SIDERURGIA EM NÚMEROS 2016

Análise comparativa (últimos seis anos) dos dados de produção (Brasil, América Latina e Mundo); vendas internas; comércio exterior; mercado e matérias-primas. Alinham-se também, nesta publicação, informações gerais (nome, endereço completo e linhas de produção) das empresas siderúrgicas brasileiras. Disponível na versão impressa e eletrônica. Edição com dados de 2015 (português/ inglês). Mais informações: acobrasil@acobrasil.org.br ou 21 3445-6304 / 3445-6306
Carta do 27º Congresso Brasileiro do Aço
 
 AÇO E ECONOMIA
Folder explicativo sobre o panorama da indústria brasileira do aço, com os principais dados do setor.
 FOLDER INSTITUCIONAL
Folder explicativo sobre o que é o Instituto Aço Brasil, suas funções, publicações etc.
 Aço e Sustentabilidade
A indústria brasileira do aço foi pioneira no País na divulgação de Relatório de Sustentabilidade setorial e, desde então, vem publicando os dados anualmente, por acreditar ser esta uma ferramenta importante de diálogo com a sociedade. A partir de agora, o Relatório passa a ser publicado de dois em dois anos. Ou seja, uma nova edição está prevista para 2016. No entanto, as informações sobre o setor no ano de 2014 serão divulgadas por meio de outras ferramentas, como este folder. Esperamos que esses dados levem informações relevantes sobre a indústria brasileira do aço, que é tão importante para a economia do País.
 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2014
Publicação produzida pelo Instituto Aço Brasil que apresenta o desempenho econômico, ambiental e social da indústria do aço.
 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2012
Publicação produzida pelo Instituto Aço Brasil que apresenta o desempenho econômico, ambiental e social da indústria do aço.
Carta do 26º Congresso Brasileiro do Aço
Realizado pelo Instituto Aço Brasil em São Paulo, o Congresso reuniu cerca de 500 congressistas. Especialistas, executivos e representantes de entidades de classe da cadeia do aço e do Governo foram os protagonistas dos debates sobre a atual situação da indústria do aço e suas perspectivas. Na Carta é possível conhecer os pontos de destaque.
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013
Publicação produzida pelo Instituto Aço Brasil que apresenta o desempenho econômico, ambiental e social da indústria do aço.
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2010
Publicação produzida pelo Instituto Aço Brasil que apresenta o desempenho econômico, ambiental e social da indústria do aço.
MERCADO BRASILEIRO DE AÇO
Análise Setorial e Regional. O documento apresenta a consolidação dos principais indicadores e parâmetros de avaliação do mercado brasileiro de aço, envolvendo a apuração do consumo aparente de produtos siderúrgicos e sua distribuição segundo os setores consumidores e regiões geográficas. Disponí­vel nas versões impressa e eletrônica. Mais informações: acobrasil@acobrasil.org.br ou 21 3445-6304 / 3445-6306
ESTUDO BOOZ&CO
Análise comparativa da carga tributária na cadeia do aço, feita por solicitação do Instituto Aço Brasil. Estudo de outubro de 2012.
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2009
Publicação produzida pelo Instituto Aço Brasil que apresenta o desempenho econômico, ambiental e social da indústria do aço. Trata-se de um dos primeiros segmentos a realizar estudo dessa natureza.
ESTATÍSTICAS DA SIDERURGIA
De periodicidade trimestral, a publicação divulga dados sobre produção (aço bruto por processo, laminados por tipos de processo, produção da América Latina, produção mundial de aço bruto incluindo divisão por região, etc); exportação e importação de produtos siderúrgicos (tonelagem, valor, país de origem e destino); mercado interno;consumo aparente e indicadores econômicos. Há um capítulo dedicado a indicadores econômicos e estatísticos de pessoal. (Português/ inglês). Mais informações: acobrasil@acobrasil.org.br ou 21 3445-6304 / 3445-6306
A SIDERURGIA EM NÚMEROS 2015
Disponibiliza dados simplificados sobre a siderurgia brasileira, latino-americana e mundial, com série histórica dos últimos cinco anos sobre produção, vendas internas, mercado, comércio exterior e dados gerais. Disponível na versão impressa e eletrônica (CD-Rom). Edição com dados de 2014 (português/ inglês). Mais informações: acobrasil@acobrasil.org.br ou 21 3445-6304 / 3445-6306
SIDERURGIA BRASILEIRA: PRINCÍPIOS E POLÍTICAS
Relançamento do documento que estabelece os princípios básicos da siderurgia brasileira, realizado em dezembro de 2007 em Brasília.
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2008
Publicação que apresenta de forma consolidada o desempenho econômico, ambiental e social do setor siderúrgico, um dos primeiros segmentos a realizar estudo dessa natureza.
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2007
Resumo dos resultados do Balanço Social consolidado do setor siderúrgico, um dos primeiros segmentos a realizar estudo dessa natureza.

Aço Brasil Informa